A atualização de sistemas sempre foi um fator de desconforto e dúvidas para seus usuários, desde sistemas mais simples, como os sistemas operacionais para celulares (androides, IOS, etc), até sistemas mais complexos, de gerenciamento integrados, os chamados ERP, onde uma simples atualização de rotina pode afetar outras funcionalidades.

É comum que algumas funcionalidades do sistema sejam afetadas após uma atualização, e isso interfere diretamente na utilização diária do mesmo. Por que isso acontece? É melhor manter seu sistema desatualizado?

 

 

Afinal, por que atualizar seu sistema ERP?

É importante salientar que, se um sistema possui dados e ferramentas integradas à normas legais, é necessário que ele seja constantemente atualizado, para que se possa garantir a correta conformidade dos mesmos.

Mas há ainda outros fatores que contribuem para a necessidade de atualização de um sistema, entre eles a evolução tecnológica. Com o passar do tempo, surgem novas ferramentas e novos conceitos essenciais para a melhoria contínua do desempenho de sua empresa, que precisa estar preparada para as mudanças do mercado atual.

Em um mundo altamente tecnológico e dinâmico, manter seus controles e ferramentas atualizadas, assim como os recursos envolvidos no processo, contribuí de forma muito expressiva para a credibilidade e desempenho do seu negócio.

A atualização de um sistema traz diversos benefícios, como por exemplo a correção de falhas, novas funcionalidades, alterações e implementações de requisitos legais, entre outros.

É importante que este processo seja feito de forma planejada e contínua, prevendo espaço em disco para armazenagem das atualizações, backups, revisão de processos, testes integrados, entre outros itens determinantes para o sucesso do upgrade.

Quando se segue estes procedimentos em uma atualização, a tendência de problemas diminui para praticamente zero, uma vez que nos testes integrados poderá se garantir a a investigação de procedimentos indevidos e a aplicação de soluções para os problemas encontrados.

<Para a ferramenta utilizada pela maioria de nosso clientes, o Protheus® (TOTVS S/A)*, temos um post só de atualizações possíveis. >

 

* Protheus® é uma marca registrada de propriedade da TOTVS S.A. A AFSouza Consultoria é uma empresa de consultoria independente e não tem nenhum vínculo direto ou indireto com a TOTVS®, qualquer uma de suas franquias ou qualquer um de seus representantes.