ecd

O que é ECD?

A Escrituração Contábil Digital (ECD) OU SPED Contábil Digital é uma das obrigatoriedades fiscais no qual a empresa tem que entregar digitalmente livros e auxiliares relacionados, como

  • Livros diários
  • Livro razão
  • Livro Balancetes Diários
  • Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Quem precisa entregar a ECD?

As pessoas jurídicas obrigadas a entregar a ECD em relação às informações contábeis ocorridas desde janeiro de 2014 são:

  • Aquelas sujeitas à tributação do Imposto sobre a Renda com base no lucro real;
  • As que foram tributadas com base no lucro presumido sem incidência do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), com parcela dos lucros ou dividendos superioras ao valor da base de cálculo do Imposto diminuída de todos os impostos e contribuições a que estiver sujeita;
  • Aquelas imunes e isentas que sejam obrigadas a tal nos termos da Instrução Normativa RFB 1.252/2012.

Estão também obrigadas a apresentar a ECD as Sociedades em Conta de Participação (SCP), com os livros auxiliares do sócio ostensivo.

Mudanças ECD 2017

Sociedades empresariais, as microempresas e empresas de pequeno porte registradas pelo Simples Nacional não precisam enviar a Escrituração Digital segundo o inciso I do caput e no § 3º. (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 2º, inciso I e § 6º; art. 26, § 15; art. 27).

Prazo para entrega

No ano de 2016 foi instituído que a data de entrega seria até dia 31 de maio do ano seguinte, ou seja, até 31 de maio de 2017 o ECD terá que ser entregue.

Este trabalho normalmente sobrecarrega o trabalho dos envolvidos, mas com um bom planejamento, organização e o apoio e orientação dos nossos consultores, especialistas neste assunto, o tempo investido trará resultados compensadores.

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