A Receita Federal liberou ontem, durante a noite, o programa para elaboração da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – DIRF ano-calendário 2016 e alterou para dia 27 de fevereiro o prazo de entrega da obrigação.

A alteração do prazo de entrega da DIRF 2017 para dia 27 de fevereiro de 2017 veio com a publicação da Instrução Normativa nº 1.686/2017 no Diário Oficial da União desta sexta-feira (27/01).

A prorrogação do prazo do dia 15 de fevereiro para o dia 27, ocorreu depois de muita reclamação dos contribuintes e responsáveis pela elaboração e transmissão da obrigação, devido ao atraso ocorrido na liberação do programa validador.

Vale lembrar que a Receita Federal, através da Instrução Normativa nº 1.671 de 2016, havia antecipado o prazo de entrega da DIRF 2017 do dia 28 de fevereiro para dia 15. E na contramão, até dia 26 deste mês ainda não havia liberado o programa.

DIRF

DIRF NO MICROSIGA PROTHEUS®

Já foram disponibilizadas patchs de atualização referente à adaptação do sistema Microsiga Protheus® (TOTVS S/A)* para a DIRF 2017, mas devido à demora da disponibilização do PGD pela receita, prevemos novos patchs de atualização a serem lançados ainda essa semana.

As atualizações consistem em adaptar o sistema para a geração de dados da folha de acordo com o layout do arquivo da declaração.

Além da preparação do sistema, também serão necessários os seguintes procedimentos para garantir a entrega:

  • Adequação das parametrizações e incidências do sistema;
  • Geração dos dados da folha de acordo com as exigências em layout;
  • Integração do processo financeiro ao processo de gestão de pessoal para geração da DIRF;
  • Conferência e Manutenção dos Dados;
  • Validação da DIRF;

Este trabalho normalmente sobrecarrega o trabalho dos envolvidos, mas com um bom planejamento, organização e o apoio e orientação dos nossos consultores, especialistas neste assunto, muitas horas de trabalho podem ser economizadas e os resultados com certeza serão compensadores.

Entre em contato e solicite-nos uma visita sem compromisso!

* Protheus® é uma marca registrada de propriedade da TOTVS S.A. A AFSouza Consultoria é uma empresa de consultoria independente e não tem nenhum vínculo direto ou indireto com a TOTVS®, qualquer uma de suas franquias ou qualquer um de seus representantes.