Em nossa última postagem, falamos sobre por que você deve atualizar o seu sistema ERP.

Para hoje, selecionamos então uma descrição dos termos técnicos normalmente utilizados em nosso cotidiano, ligados a essas atualizações para o sistema Protheus® (TOTVS S/A).*

man-159771_1280

Atualização do Binário:

Servidor de Aplicação – O TOTVS Application Server é a aplicação responsável por atender as conexões dos clientes e executar as funções e rotinas armazenadas no Repositório de Objetos.
O repositório de objetos é carregado e descarregado dinamicamente na memória do servidor conforme a utilização das rotinas pelos usuários.
O servidor de aplicação também pode ser configurado para atender a requisições HTTP, WebService, FTP, TELNET (para utilização do módulo SIGAACD, automação e coleta de dados) e servidor de licenças.

Terminal Thin-Client – O TOTVS SmartClient é o programa responsável por realizar o acesso ao servidor de aplicação e apresentar a interface com o usuário. Não existe processamento local do sistema, por isso, a utilização da rede entre o servidor de aplicação e o cliente é baixa. O SmartClient também é conhecido apenas por remote como era nas antigas versões.

A junção (Servidor de Aplicação e Terminal Thin-Client) compõe o binário.

Atualização RPO – Repositório:

É um arquivo binário onde estão armazenados todas as rotinas do sistema desenvolvidos na linguagem AdvPL.
Tudo que se refere aos códigos de programação, rotinas, relatórios e customizações estão armazenados neste arquivo.
Desta forma, toda vez que ocorre uma atualização deste arquivo, a grande maioria dos fontes das rotinas estarão atualizados.

Atualização de Update/Compatibilizadores:

Na aplicação do Update atualiza o dicionário de dados (Tabelas, campos, índices…) necessários para funcionamento das novas atualizações, como correções de rotinas, adaptações após mudanças de lei, etc.

Não se trata de atualização do sistema inteiro e sim de determinados módulos ou para correções específicas.

Patchs:

Semelhante ao repositório de objetos(RPO) , atualiza as rotinas do sistema para determinados módulos ou correções específicas.

Atualização das Stored Procedures:

São rotinas criadas na linguagem nativa do banco de dados utilizado, que tem por objetivo agilizar a execução de processamentos mais demorados, dependendo do volume de dados armazenados, como por exemplo o Recálculo do Custo Médio.

Atualização do Help Online:

O Help Online trata da ajuda disponibilizada pelo sistema, referente aos módulos, explicando a rotina, campos, tabelas, etc.

Quando há mudanças no sistema, a atualização do Help Online também se faz necessária.

Atualização das Includes:

A biblioteca de Includes trata das palavras e textos usados internamente no sistema, em Português, Inglês e Espanhol, e por isso requer atualização a cada mudança.

Compilação do Projeto:

Após algumas atualizações é necessário compilar os códigos (ADVPL) que são customizados para que todos os processos da empresa funcionem corretamente.

Atualização do TSS:

O TSS (TOTVS Service SOA) é uma aplicação baseada na arquitetura orientada a serviços, onde o objetivo principal é realizar os serviços de emissão, manutenção e armazenamento dos documentos fiscais eletrônicos como: Nota Fiscal Eletrônica (NFe), Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe), Capa de Lote eletrônica (Seu), Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDFe), Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFCe) e Manifesto do destinatário (MDe), entre outros tipos de documentos homologados.

A atualização constante do TSS é necessária para garantir que ele sempre esteja em conformidade, além de atualizações e correções, alterações na lei, entre outros.
Agora ficará muito mais fácil entender a linguagem do consultor quando este lhe sugere uma atualização.

 

* Protheus® é uma marca registrada de propriedade da TOTVS S.A. A AFSouza Consultoria é uma empresa de consultoria independente e não tem nenhum vínculo direto ou indireto com a TOTVS®, qualquer uma de suas franquias ou qualquer um de seus representantes.